Terra feita de paz, tranquilidade e belezas inesquecíveis!

Passe algum tempo connosco

Estamos a nordeste da ilha de São Miguel, no outro extremo da ilha, naquela ponta da ilha onde o sol nasce mais cedo, onde o verde da paisagem é ainda mais intenso e o ar mais puro.

No Nordeste respira-se sobretudo natureza, sendo a Serra da Tronqueira, o Pico da Vara e o Planalto dos Graminhais os nossos maiores recursos naturais de montanha, onde ainda prevalecem vestígios da vegetação primitiva dos Açores, a Floresta Laurissilva, e a ela associada o Priolo- a nossa mascote do Torneio de Futebol Infantil - sendo uma ave endémica exclusiva das Zonas de Proteção Especial do Pico da Vara e da Serra da Tronqueira.

Graças a estas riquezas naturais e à nossa ruralidade, somos um concelho galardoado com a Carta Europeia de Turismo Sustentável, galardão que distingue o nosso território como sendo um destino que preserva os seus recursos naturais e as suas tradições culturais.

Estas são boas razões para tirar algum tempo da sua deslocação e desfrutar do nosso concelho. Temos bom alojamento, que vai de uma unidade hoteleira a Casas de Campo, Turismo em Espaço Rural e Alojamento Local.

Para que passe algum tempo connosco e desfrute do que temos de mais genuíno, sugerimos-lhe um pequeno roteiro de visita ao concelho.

Os miradouros, floridos, asseados e com deslumbrantes vistas, são um dos atributos do Nordeste. No Miradouro da Ponta do Sossego, na localidade da Pedreira, poderá apreciar o nascer-do-sol e, da Ponta do Arnel, avistar a ilha vizinha de Santa Maria se o dia nascer claro e soalheiro.

Na mesma localidade, suba ao pico do Bartolomeu (possível de aceder de carro) e obtenha uma magnífica vista sobre a ilha. Na descida, com algum tempo, visite o Centro Ambiental do Priolo e fique a conhecer mais um pouco sobre esta ave endémica, só possível de observar neste canto da ilha de São Miguel. A partir daqui, se desejar um contacto mais direto com a serra, dirija-se ao Miradouro da Serra da Tronqueira, percorrendo um caminho antigo de terra batida, devendo regressar pelo mesmo acesso em direção à Vila do Nordeste.

A caminho da Vila do Nordeste, a partir da Estrada Regional 1, desça ao Miradouro da Vista dos Barcos e obtenha uma panorâmica bonita sobre o Porto da Vila do Nordeste, com as suas casinhas de apoio à atividade da pesca a descer a encosta e o Farol do Arnel ao cimo.

Se é apreciador de faróis, pode descer ao Farol do Arnel, um pouco mais à frente, já na Vila do Nordeste, devendo optar por fazer o trajeto a pé, dada a inclinação acentuada do acesso.

Já na sede do concelho, aproveite para fazer uma refeição e passear um pouco pelo centro histórico. A Ponte dos Sete Arcos, a Igreja Matriz de São Jorge e os Paços do Concelho são o património mais evidente da Vila. Se é apreciador de artesanato, sugerimos-lhe uma visita à Casa de Trabalho do Nordeste onde poderá apreciar ao vivo o trabalho de tecelagem.

Da Vila do Nordeste ao final do concelho, são vários os miradouros que poderá visitar, cada um com a sua singularidade e vista sobre a ilha. Todavia, se o seu tempo for curto, aconselhámos que faça a próxima paragem no Parque da Ribeira dos Caldeirões, na freguesia da Achada. Até lá, opte por percorrer as freguesias a partir da Estrada Regional 1, para que passe mais próximo das freguesias.

No Parque da Ribeira dos Caldeirões encontra uma magnífica cascata de água e um conjunto de moinhos recuperados, podendo ali vivenciar um pouco dos nossos antepassados, concretamente a profissão do moleiro e toda a atividade associada a este ofício.

Na loja de artesanato que encontra no parque, poderá comprar a tradicional boneca de folha de milho, confecionada por artesãs deste concelho.

Mais à frente, saindo do parque em direção à freguesia da Salga, passe pelo Miradouro do Salto da Farinha, nesta freguesia, onde encontra mais uma cascata. A partir deste miradouro, poderá descer até à ribeira e apreciar a cascata mais de perto. Nos dias mais quentes, a água pode ser muito reduzida.

Na saída do concelho, se optar por seguir pelo sul da ilha, concretamente em direção às Furnas, suba a freguesia da Salga até entrar na Estrada Regional e chegar à zona do Salto do Cavalo. A partir daqui, no Miradouro do Salto do Cavalo, obtém outra vista sobre a ilha de São Miguel.

Se optar por ficar mais tempo pelo Nordeste, aproveite para fazer os nossos percursos pedestres, todos eles antigos trilhos rurais usados para deslocação dos locais. O Percurso Pedestre do Pico da Vara (PR7/SMI) é o maior e o mais procurado por quem visita o concelho e mesmo a ilha, por ser a maior altitude de S. Miguel (cerca de 1.103 metros de altitude). Este percurso oferece vistas soberbas sobre a ilha de São Miguel, conciliadas com uma variedade de flora e de fauna endémicas.

Na freguesia da Lomba da Fazenda, pode optar por um trilho de costa e ao mesmo tempo mais urbano. O trilho toma o mesmo nome da freguesia, concretamente, Percurso Pedestre da Lomba da Fazenda (PRC31SMI). Este trilho, na zona urbana, passa por uma padaria de produtos de panificação tradicionais, cujo pão, biscoitos e outros doces deve experimentar. Procure pela Cooperativa Alegria e Paz.

Noutro ponto do concelho, na freguesia da Achadinha, encontra mais dois percursos pedestres que recuperam antigos trilhos dos locais deste lugar. Referimo-nos aos percursos Lomba D’El Rei (PRC 38 SMI) e Padrão das Almas/Salto da Farinha (PR21SMI). Para obter informação pormenorizada sobre estes trilhos consulte o sítio trails.visitazores.com.

Se passar pelo Posto de Turismo do Nordeste ou pelo sítio cmnordeste.pt poderá encontrar informação sobre outros percursos pedestres, sendo estes de âmbito municipal.

Se ainda tiver tempo para outras atividades de natureza, no Parque da Ribeira dos Caldeirões é desenvolvida a atividade de Canyoning, dinamizada por empresas de animação turística cujos contactos encontra em visitazores.com/pt, ou então tente agendar uma observação do Priolo e da nossa fauna através do Centro Ambiental do Priolo.

Galeria



Contactos úteis

  • Número nacional de emergência: 112
  • Bombeiros Voluntários do Nordeste: 296 488 111
  • PSP do Nordeste: 296 480 112
  • Centro de Saúde do Nordeste: 296 480 090
  • Proteção Civil do Nordeste: 296 480 060